Friday, April 28, 2006
Samhain...................
As crianças acalmaram-se para ouvir Lyla.
'Não foi há muito tempo que aconteceu. O Sol sumia no Oeste, e as aves noturnas já deixavam seus ninhos, umas ameaçando cantar. Debaixo das árvores, correndo para suas tocas, os pequenos animais apressavam-se, fugindo do frio cortante que se faria presente em pouco tempo. Aquela era a época do Cornudo, e só as criaturas mais fortes sobreviveriam a inverno tão rigoroso.
O Sol baixou, baixou, até que só se via uma fina linha de separação entre céu e Terra no horizonte, e tudo ficou avermelhado, com um ar mais mágico. E então, a luz se foi. A Lua estava crescente no céu, e um vento gelado começou a correr por entre os troncos seculares das árvores. Ouve-se, agora, o som de uma flauta...Som tão límpido e cristalino, que a superfície do lago, antes parada, tremulou ao som da melodia alegre.
Todos os animais da floresta pararam para ouvir o som da flauta, e mesmo as aves noturnas cessaram seu canto orgulhoso. E por entre as árvores, a flauta se fez ouvida em toda a floresta. E mais nada, além do som doce da flauta.
Atravessando o lago, um pouco depois do Grande Carvalho, estava a fonte de tal encantamento. Sentado numa pedra coberta de limo, balançando ao som da flauta de bambu, um ser robusto, com tronco e cabeça de homem, pernas cobertas de pêlo, cascos de cavalo e grandes chifres pontiagudos.
Observava a donzela que dançava ao som de sua música, logo à sua frente. Tinha longos cabelos claros, lisos, que escorriam até a altura da cintura. Os fios sedosos acompanhavam os movimentos da dança, pés habilidosos moviam-se descalços sobre a grama. A Deusa nunca havia estado tão bela quanto naquela noite.
Os dois brincavam nus, na noite fria da floresta, e alguns animais se juntavam ao redor da clareira. Cansada, a Donzela sentou-se, e olhando para o Cornudo, esperou que a música acabasse.
Quando o Deus afastou a flauta de seus lábios, as figuras dos animais e da Donzela desapareceram... Meras lembranças. A Deusa agora se recolhia grávida no Mundo Subterrâneo, guardada por seus familiares, pronta para dar à luz dentro de tão pouco tempo.
Era necessário que o Sol Novo nascesse. O Cornudo levantou-se com tristeza e caminhou até o lago, para observar seu reflexo. Já estava velho e fraco, mas ainda continha grande energia... Energia necessária para que a Deusa agüentasse o parto que se seguiria em menos de dois meses. Já não podia continuar a viver... A Terra precisava de seu sangue, e o Sol Novo de sua energia.
Um grito ecoou em sua mente: a Deusa sofria. Aquele era o momento certo. O Cornudo olhou para os céus, e olhando para a mata, despediu-se de sua casa. Tambores rufaram quando Ele ergueu suas mãos e pronunciou as palavras secretas. Houve uma explosão, e Ele desapareceu.
Aqui, numa clareira nas montanhas, já distante da floresta, ouviam-se os tambores de guerra. Uma música rápida e repetitiva tornava o ar agressivo. Também com uma explosão, o cornudo surge no centro do círculo, um olhar decidido em seu rosto.
O Velho Cornudo tinha agora em suas mãos uma adaga ritual, e quando Ele a levantou apontada para seu peito os tambores cessaram. Cernunnos fechou os olhos, e o momento se fez silencioso... Aqueles segundos duraram milênios... O Cornudo levou a adaga a seu peito, e os tambores voltaram a tocar.
Quando a lâmina fria rasgou a carne do Deus, não houve um grito, sequer um sussurro de dor... Apenas o som do sangue derramando-se sobre a terra. O Cornudo ajoelhou-se, com calma em seu olhar. Com as próprias mãos, abriu a ferida para que os espíritos recolhessem o sangue.
Quando o círculo tornou-se silencioso novamente, e todos os espíritos partiram, o Deus deitou e virou-se para as estrelas, e esperou que a paz voltasse a reinar sobre a floresta. Ainda sentia o sangue escorrendo para fora de seu corpo, e regando o círculo sagrado em que repousaria para sempre.
E do solo, ou talvez de lugares além das estrelas mais distantes, elevou-se um cântico, murmurado e pausado... Talvez fossem as pequenas criaturas do subsolo, ou ainda as estrelas, despedindo-se de seu Deus.
"Hoof and Horn, Hoof and Horn
All that Dies Shall be Reborn.
Corn and Grain, Corn and Grain
All that Falls Shall Rise Again."
Cornudo morreu sorrindo, sabendo ser a semente de seu próprio renascimento. E Ele pode sentir sua energia retornando ao útero da Grande Mãe, que agora deixava de sofrer...
Os espíritos, então, romperam a barreira entre os dois mundos, e caminharam por sobre a Terra, espalhando o sangue e a força do Deus, para que pudéssemos sobreviver através dos tempos difíceis que se aproximavam.'
Lyla limpou uma lágrima que escorria de seu rosto. As crianças ainda ouviam atentas.
'É por isso que os espíritos vêm ao nosso mundo nessa noite tão escura... Eles trazem consigo um pouco do sangue do Deus Cornudo, que só renascerá no Solstício de Inverno. Trazem conselhos, proteção e promessas de que nos irão guiar durante todo o período escuro do ano. Devemos, portanto, saudar os espíritos, porque, sem eles, a semente do renascimento não seria espalhada.
Agora vão para a Casa Grande, vamos começar o ritual.'
Lyla deixou que as crianças corressem na frente em direção à Casa Grande. Parou no meio do caminho, e deixou que seus ouvidos escutassem os sons do além. E de algum lugar chegou aos ouvidos de Lyla um cântico... 'Hoof and Horn, Hoof and Horn...'
E Lyla caminhou para a Casa Grande.
Thursday, April 27, 2006
Wednesday, April 26, 2006
Essência do Sacerdócio
É fato que na bruxaria a pessoa é ela mesma diretamente ligada a Deusa e seu Consorte. Não existe na Arte a figura do intermediário que detém o monopólio do contato com o sagrado, como existe nas religiões patrifocais onde, por exemplo, padres, rabinos ou shakes são os únicos que detém poderes especiais de contato com o divino. Uma bruxa é sacerdotisa de si mesma e, como tal, dispensa qualquer intermediário entre si e os Deuses.Os iniciados aprendem os Mistérios diretamente da Divindade, pois aprenderam a ouvir sua voz e se abriram a receber esses conhecimentos. Isso não é fácil e está sujeito a muitos erros, mas não é impossível.Assim é o caminho wiccaniano, essa mesma é a essência do sacerdócio: levar para a vida de outras pessoas a beleza que você descobriu ao perceber que a Vida é mágica, que Tudo é sagrado, que Ela é a Vida em si. A consciência de que tudo q existe em sua vida é sua responsabilidade e pode ser moldado por sua vontade. Descobrir que todas as respostas que você procura estão dentro de você mesmo. Obviamente isso não se faz por meio de pregações religiosas, nem por proselitismo. Isso se faz vivendo o dia a dia normal que todo Sacerdote ou Sacerdotisa Wiccaniano tem. Exercer o sacerdócio da Deusa Tríplice é levar encanto e magia a todos, e tornar as pessoas mais despertas, mas conscientes e mais livres, independente de que religião elas mesmas professem.Ser Sacerdote significa viver em alegria, celebrar a natureza e realizar seus dons no mundo. Seja nas pequenas coisas, como abençoar a pessoa que serviu a vc um café no escritório ou nas coisas, mas complexas.Um cuidado muito grande q se deve ter é com a ilusão de estar seguindo um caminho sacerdotal. Ouço muita gente dizer: “Eu vivo consciente da natureza, vejo a Deusa em tudo, e isso basta para me fazer wiccaniana”. Bobagem, um caminho sacerdotal não é um fingimento, uma fantasia, tampouco é simples como “ ver a Deusa em tudo.” Implica estudo, dedicação e vivência. Implica auto-conhecimento e auto-transformação.Como vai a qualidade do seu exercício do sacerdócio?Aos novos deixo uma pergunta: Você tem real vocação sacerdotal? Como crê q irá exercer o sacerdócio da Deusa e Seu Consorte em concreto na sua vida?Somente Aquela Que Dá Poderes nos transforma em reais Sacerdotisas e Sacerdotes, fazendo com q nossa prática da Wicca deixe de ser algo formal e livresco, concretizando de maneira ativa os preceitos de nossa religião em nossas vidas, trazendo a magia a atuar no mundo.Se sentiu a “chamada” e se pensa que é de fato um sentimento verdadeiro, o compromisso virá facilmente. Para os outros que descobriram que existe muito trabalho e pouco espetáculo, este caminho em particular, decididamente não o escolheu a si. Não desespere. Continue a sua procura ate que o Caminho certo o escolha a si. À medida que procura pelo Universo, o Universo procura por si. Bênçãos!!!
Thursday, April 13, 2006
Para vc....
Oi, mocinha q esta iniciando agora na "Arte", tenho um recado para vc:
CUIDADO COM OS FEITIÇOS Q FIZER, POIS ELES VOLTARAM AUTOMATICAMENTE PARA VC, COM A DIFERENÇA Q ELE VOLTARÁ TRES VEZES A ENERGIA Q VC COLOCAR NELE. SEJA ELA BOA, MÁ OU EGOÍSTA. PRESTE BEM ATENÇÃO NO Q FAZ! VC ESTA TRABALHANDO COM A DEUSA E ELA NAO E TAO BOA QUANDO SE TRATA DE EGOÍSMO ELA É JUSTA.
Um feitiço mal feito, sem o verdadeiro aprendizado da essência pode lhe causar diversas perdas e danos graves, mocinha, não brinque com coisa q e muito séria. A magia é para ser respeitada não para servir de muletas.
Por isso estude primeiro, tire a Arte de dentro e treine a bondade no coração. A arte é o Amor e o amor não e egoísta ele é incondicional. Isso é a Arte.
AME. AME AO OUTROS COMO A VC MESMO.
Só assim vc fará uma boa magia q te ajude. O q vc tem feito só esta de prejudicando e criando laços fortíssimos entre as pessoas envolvidas.
Acredito q vc tenha entendido e q saiba q e para vc mesmo moçinha q esta lendo o meu blog. Vá com calma.
Tenha um bom feriado.
Wednesday, April 12, 2006
Minha Deusa, minha rainha, minha Mãe celestial.......
Afrodite,
Nascida da espuma do mar
A Mais bela entre as Deusas
Venha Deusa,
Você que traz o suspiro da renovação e vida ao mundo.
Você que atravessa praias, montanhas e vales procurando todas as criaturas viventes que buscam o amor
Você que abençoa o útero das mulheres e guarda-os enquanto nova vida cresce em seu interior.
Você que todos os dias beija a terra com o orvalho da manhã.
Você que traz a primavera através das Estações, pois compreendes o amor que gera a vida.
Vida e renascimento lhe pertencem
Abençoada Seja Afrodite
Nascida da espuma do mar
A mais bela entre as Deusas!
.................................... minha Deusa a tí saúdo.
Que assim seja para toda eternidade.
Thursday, April 06, 2006
O mais belo dia
Qual o dia mais belo? Hoje.
A coisa mais fácil? Errar.
O maior obstáculo? O medo.
O maior erro? O abandono.
A raiz de todos os males? O egoísmo.
A distração mais bela? O trabalho.
A pior derrota? O desânimo.
Os melhores professores? As crianças.
A primeira necessidade? Comunicar-se.
O que mais lhe faz feliz? Ser útil aos demais.
O maior mistério? A morte.
O pior defeito? O mau humor.
A pessoa mais perigosa? A mentirosa.
O sentimento mais ruim? O rancor.
O presente mais belo? O perdão.
O mais imprescindível? O lar.
A rota mais rápida? O caminho certo.
A sensação mais agradável? A paz interior.
A proteção efetiva? O sorriso.
O melhor remédio? O otimismo.
A maior satisfação? O dever cumprido.
A força mais potente do mundo? A fé.
As pessoas mais necessárias? Os pais. (e para quem não os tem: os amigos.)
A mais bela de todas as coisas? O amor.
Madre Teresa de Calcutá
Wednesday, April 05, 2006
Oi amigos,
um texto, lembranças de um tempo bom, para adoçar o dia...
Quem entrasse na cozinha de Vitalina nunca desconfiaria de que na prateleira,
dentro do pote de açúcar, morava uma fada. Como quase ninguém acredita em fadas,
não foi preciso muito trabalho para ocultar a da cozinha. Vitalina deixava-a
solta, livre para sair quando quisesse do pote de açúcar. Chamava-a de Dona Moça.
Dona Moça tinha gostos de moça. Gostava de flores no centro da mesa,paninhos de crochê cobrindo as prateleiras, cortinas coloridas na janela e toalhas bordadas em ponto de cruz. Ela e Vitalina eram tão unidas, que, se Vitalina não fosse bruxa e Dona Moça não fosse fada, dir-se-ia que eram uma só.
Mas como uma era bruxa e a outra era fada preferiram dar um pontapé na tal unidade e se fizeram múltiplas. Eram tantas, que às vezes não se sabia quem era a bruxa e quem era a fada.
Quando Vitalina morreu, Dona Moça se encolheu dentro do pote. O açúcar foi empedrando, as flores do centro da mesa murchando, os paninhos engordurando, a cortina outonando e as toalhas manchando. Em pouco tempo as traças comeram os panos, os cupins devoraram as madeiras e misteriosamente o papagaio (único ser masculino permitido na cozinha) empalhou sem ninguém o ter empalhado. Dona Moça amarrou uma trouxa na ponta da asa, trancou a casa e mudou-se para outro pote. O tempo passou, e um dia desses me contaram a histporia de uma mulher que tinha uma fada e uma bruxa dentro de um pote de açúcar.
Marcia Frazão
Tuesday, April 04, 2006
Meu paraíso e assim....
Há um vilarejo ali
Onde areja um vento bom
Na varanda, quem descansa
Vê o horizonte deitar no chão
Pra acalmar o coração
Lá o mundo tem razão
Terra de heróis, lares de mãe
Paraiso se mudou para lá
Por cima das casas, cal
Frutos em qualquer quintal
Peitos fartos, filhos fortes
Sonho semeando o mundo real
Toda gente cabe lá
Palestina, Shangri-lá
Vem andar e voa
Lá o tempo espera
Lá é primavera
Portas e janelas ficam sempre abertas
Pra sorte entrar
Em todas as mesas, pão
Flores enfeitando
Os caminhos, os vestidos, os destinos
E essa canção
Tem um verdadeiro amor
Para quando você for
Marisa
Monday, April 03, 2006
Eu sou uma bruxa...
Não trabalho para o demônio e não estou interessada em Satã. Esse ser foi inventado pelos cristãos. Satanismo é uma forma de anti-cristianismo. E eu não sou anti-cristã, simplesmente sou cristã, assim como os budistas, os índios americanos, os taoístas, os aborígenes australianos, as tribos perdidas em África, etc.todos cremos em Jesus Cristo.Eu não vou a igreja aos domingos. Jesus é meu salvador.Ele foi um homem sagrado que viveu a 2005 anos atrás.E não frequentava igrejas tb.Eu não temo ir para o inferno porque eu acredito no inferno tanto quanto acredito acredito no Diabo esta presente aqui e agora.Acredito em reencarnação; em vidas passadas ,que voltarei para este mundo varias vezes ainda por isso que tento não afetar ninguem pois não quero viver de pagar karmasEu não sou má. Dizer as pessoas que eu sou uma "boa bruxa" ou perguntar-me se sou uma boa bruxa implica que há más bruxas. Há pessoas más no mundo, e há pessoas que escolheram usar com as forças da Natureza no propósito de fazer mal aos outros. Essas pessoas não são bruxas! A lei principal da bruxa é "Faça o que quiseres sem a ninguém prejudicar".Como tb não existe magia branca ou negra toda magia e unica ,basta o modo como vc a usa.Quem faz é vc,com as suas intenções.Por favor não me pergunte sobre sacrifício de gatos ou profanação igrejas. Eu amo gatos alias todo ser vivente. E eu vou a igrejas e sinagogas até um amigo de outra religião me convide para uma ocasião especial. E se tiver que entrar numa igreja, eu não vou ter um "ataque divino". E se um cristão ou um Judeu ou um budista vem a um ritual pagão, nossos deuses não atacarão até morrer. Alias serão todos bem vindos ,a espaço para todos e não cobramos dizimos, isso algo a se pensar?respeito todas as religiões ,mais nenhuma é para mim.Tampouco não fazemos nossos rituais em cemitérios ou casas assombradas. Isso é roteiro de filme B de Hollywood. Nós respeitamos muitos os que já partiram e os deixamos descansarem em paz.Vestir um pentgrama não é diferente que vestir uma cruz, crucifixo ou uma estrela de Davi. Se você quer que eu retire o símbolo da minha religião ( A Bruxaria ,ou melhor no caso a Wicca É uma religião, protegida por mandamentos legislativos como outras religiões) porque é ofensivo, vc precisa fazer com que cada um de cada religião distinta,faça a sua também ser respeitada. Os cinco pontos da estrela significa os cinco elementos: Terra, Ar, Fogo e Água, e o quinto ponto é o Espírito, circundado pelo Mundo. Como que pode ofender não dá para imaginar... Uma imagem de um torturado, um homem agonizando,sangrando e uma mãe chorando é mais ofensiva, mórbida e tétrica. Ainda mais se milhares de pessoas usam crucifixos todo dia.Eu carrego em meu pescoço o universo ,e não a dor de um ser que morreu para a nossa salvação.Penso nele de outra forma ,nas coisas boas que ele deixou e não na sua dor.Também, não me pergunte se estar num coven é meio horripilante. Se eu quero falar sobre meu coven, eu irei educá-la. Sou uma praticante solitária e eu não tenho coven para discutir. Prefiro assim. Mas é lógico que existem bruxos que formam grupos de estudos e práticas, como qualquer outra religião.Em qualquer caso, em nossos rituais temos velas, comida, bebida, poesias, dança... Sim, há uma faca mas só corta o ar, e não carne de alguém. Aliás, sacrifícios humanos com conjuros secretos é totalmente proibido na bruxaria! E tb não comemos carne em rituais,somente tortas deliciosas de maças e bananas "ai que delicia"Respeitamos todas as formas de vida, até mesmo uma simples formiguinha.Se você quer me perguntar algo relacionado a minha religião, pergunte-me quando a próxima lua cheia chegar. Ou na próxima lua azul ou o que é a Lua Azul...ou pergunte sobre os Filhos_da_Lua.Pergunte-me sobre ervas, cristais, curas... Tb sou Reikiana e adoro trcar energia com o universo pois cada vez que dou energia ,recebo o dobro em troca ," do universo" e logico Às vezes me pedem para fazer uma poção do amor. Entretanto, eu não lanço feitiços em outras pessoas e não lançarei um feitiço em vc para ficar linda, magra ou mais atraente . E eu não vou lançar um feitiço no seu "desejad@" para fazer ele te amá-l@. Acredite-me, vc não quer isso, vc não quer que o karma se involva e nem que eu o faça! Isso é uma forma de manipulação e mandar embora a força de alguém, infrige na sua liberdade. Não é bom para ninguém.Lembre-se a Lei do retorno ,aquela dos três dedos.......E também não vou lançar um feitiço para alguém parar de fazer algo contigo. Magia funciona como uma co-criação. Uma bruxa funciona com energia universal, com os deuses, "inclinando" a máquina de probabilidade para algo. Precisa de dinheiro? Não tente enfeitiçar seu chefe a dar um aumento. Simplesmente peça ao Universo que aumente os "fluidos" de abundância em sua direção . Isso não afeta ninguém.Última coisa; dar-me um livro sobre a Inquisição é como dar um livro sobre o Holocausto a uma pessoa judia. Não é engraçado, é rude. E tenho certeza de que você não é mal-educado, né?Sim, eu vou para Salém, mas não por nenhuma pessoa executada que foi bruxa (penso eu que o juri ainda está sobre cada um), mas sim por causa que há boas lojas pagãs. Se tivesse boas lojas pagãs numa cidade chamada "East Cowflop", eu iria.Por favor não tente me deixar envergonhada com o que faço ou o que sou. Por favor não tente me converter ou me "salvar". Não atire água benta em mim porque não vou derreter, espumar nem nada disso. O máximo que você vai conseguir é manchar minha roupa e com certeza não quero isso. Não me deixe "santinhos" sobre minha mesa ou pára-brisa. Eu não necessito ser salva. Não curto os mesmos,deixa a santidade descarsar em PAZRespeite para ser respeitado.Bruxas são orgulhosas pelo fato de nós não precisarmos recrutar pessoas para serem bruxas. Nós simplesmente somos, e todos a nossa volta nos verão com pensamos, como agimos, na nossa paz interior, e só quando uma pessoa diz "como faço para me tornar um bruxa?" nós fazemos ela adentrar conosco. Eu nunca irei deixar uma propaganda da religião com alguém. Eu não tenho uma forma de "marketing", somente o que contém nesta carta. E eu não estou interessado em convertê-l@. Eu só peço a vc que me compreenda. E se não quiser me compreender, apenas me deixe sozinha.....Nós não estamos na rua com alguma espécie de livro embaixo do braço e parando transeuntes para perguntar se querem ser bruxos(as). Nós não precisamos disso. Como também não precisamos construir igrejas gigantescas com"dinheiro de fiéis". Nosso templo é um bosque, um jardim, um riacho ou uma fonte. Não precisamos cultuar nossos deuses em lugares fechados e exclusivos, pois os levamos sempre conosco, dentro de nós e em nosso coração.Nosso Templo é somo ser ,nossa igreja é o nosso coração,o teto dela e o céu maravilhoso ,nosso chão são as estrelas,pois o que há em cima há embaixo"hexagrama''Ah sim, sobre a questão de ter-mos dois deuses... Vc já parou para pensar que na Natureza é tudo duplo? O macho não vive sem a fêmea, o Sol não está sozinho porque tem a Lua, o Inverno não existiria sem a Primavera e o Deus não viveria sem a Lua.Uma correçãozinha básica antes que eu me despeça: "pagão" não significa "pessoa não batizada", mas sim "aquele que vive no campo". Se vc tiver dúvida, consulte um bom dicionário de latim e procure a palavra "pagani".
Abençoados sejam,todos aqueles que se parecem iguais
By Morgana