"Sing! My angel of music..."

Monday, March 19, 2007

Lágrimas

No Panteão Celta, Mabon, também conhecido como Angus, era o Deus do Amor. Nesta noite devemos pedir harmonia no amor e proteção para as pessoas que amamos. Esta é segunda colheita do ano.
É tempo de tristeza para a Deusa, pois breve o Deus deixará o mundo físico, mergulhando então na escuridão. As folhas começam a cair, o dia não tem mais tanta luminosidade e a natureza prepara-se para o inverno. Inicia-se o período escuro do ano. É tempo de meditação sobre a vida e a morte. Toda bruxa sabe que a morte, nada mais é , que o fim de um ciclo e início de outro. É exatamente por isso, que comemora-se os ritos: reverenciando a morte e regozijando a vida. Mas, apesar de ter conhecimento de tudo, a Deusa está amargurada e sua tristeza é retratada no aspecto sombrio que adquirem os dias de outono....
Mabon é o rito dos grãos, aonde grande quantidade de trigo, milho e cevada eram estocados, entre muitos outros, para o Inverno que se aproximava. Enquanto as folhas amarelam e se soltam dos galhos, a seiva concentrada matura dentro dos frutos tornando-os mais saborosos, e os grãos ficam mais graúdos e saudáveis, além de saborosos. A Deusa assume mais uma vez sua face de Senhora da Colheita.
Mabon é um Deus celta do amor. Ele era um menino que amava as florestas e bosques, para lá poder irradiar toda a sua luz e incomparável beleza. Em um certo dia, no equinócio de Outono, Mabon se perdeu na floresta seguindo para o além-mundo, domínio de sua mãe, Modron. E tudo na Terra a partir de então passou a fenecer, as folhas caíram e os animais ficaram doentes. A luz de Mabon fazia falta para os habitantes da floresta.
Mas um dia Mabon voltou, acompanhado de sua mãe, e toda a luz e energia do Sol voltaram a banhar a Terra. Assim era a explicação antiga deste período de sombras sem o Deus Sol. Este mito pode ser comparado aos mistérios Elêusis dos gregos (mito de Perséfone).
Nós nós vemos Mabon como o nosso Dia de Ação de Graças. Neste rito pouco se pede e muito se agradece. Todo o trabalho que tivemos na criação do gado e outros animais, além do arado e plantio, agora nos é recompensado, e isso pela fertilidade da Grande Mãe, que tudo nos provê. É tempo de olharmos mais para dentro de nós mesmos, e reavaliarmos nossos pontos para ver como temos agido em relação à Terra como planeta e ao Sagrado...

0 Comments:

Post a Comment

<< Home