"Sing! My angel of music..."

Wednesday, December 20, 2006

LITHA - Solstício de Verão - Por volta de 21 de dezembro no hemisfério Sul





Agora o Deus Sol chegou ao seu pico de poder. Ele é um adulto e tornou-se Pai (dos grãos), devido a sua união com a Deusa em Beltane. Em toda a sua plenitude e poder ele traz o calor do Verão e a promessa total de fertilização do solo, dos grãos, para que haja uma colheita farta e abundante. A Deusa foi fertilizada pelo Deus. Animais crescem livres e sabem que os raios protetores do Sol irão prover suas necessidades.

Como podemos imaginar é a chegada do calor, do fogo, da paixão. No Brasil estamos nos preparando para ir a praia, para bronzear nossos corpos. O sol, nosso astro rei levanta a vida, trás alegria e disposição.

Na Europa os povos antigos colhiam ervas sagradas e faziam talismãs que seriam usados durante todo o ano até a chegada do próximo verão quando esses amuletos eram queimados numa fogueira. A cor deste ritual é o laranja, justamente para nos reportar ao calor, e a energia desta estação. Momento em que o poder do Sol chega ao seu ápice e as flores, as folhagens e os gramados encontram-se em abundância na Natureza.
É o dia longo do ano, no qual o poder da luz se encontra acima da escuridão, garantindo poder e proteção. Nesse período celebramos a abundância, a luz, a alegria, o calor e o brilho da vida proporcionados pelo Sol. Nesse instante o Sol transforma as forças da destruição com a luz do amor e da verdade.

Mas não devemos nos esquecer que, embora o Deus esteja em sua plenitude, é nessa hora que ele começa a declinar. Logo Ele dará o último beijo em sua amada, a Deusa, e partirá no Barco da Morte, em busca da Terra do Verão. Da mesma forma, devemos ser humildes para não ficarmos cegos com o brilho do sucesso e do Poder. Tudo no Universo é cíclico, devemos não só nos ligarmos à plenitude, mas também aceitar o declínio e a Morte. Nesse dia, costuma-se fazer um círculo de pedras. Há muitas lendas e ritos que envolvem a noite do Solstício de Verão. Um dos costumes mais populares em toda a Europa e Norte da África é a Tradição de colher ervas medicinais já que a força e o poder mágico estão no auge por causa do momento astral, que contém todo o poder sanador do sol e toda a plenitude da Terra.
Há também uma infinidade de lendas mágicas que nos falam de Antigas Tradições de banhos purificadores e curas milagrosas realizadas nas noites do Solstício de Verão em fontes, rios e cachoeiras.
Acredita-se que tudo aquilo que for sonhado, desejado ou pedido na noite da Litha se tornará realidade. Tradicionalmente a fogueira é acesa com a fricção dos gravetos de duas árvores mágicas: o abeto e o carvalho.
A tradição manda decorar a casa com ramos: bétula, funcho, erva de S.João e lírios brancos.
Cinco plantas têm propriedades mágicas nesta noite: arruda, rosas, erva de S.João, verbena e trevo.

Os ícones principais para este dia são a esfera, símbolo do Deus Sol na sua plenitude.
Esta é a época excelente para nos conectarmos com as energias masculinas que estão em seu ápice, seguindo as velhas tradições.

Muitos monumentos antigos estão alinhados com o Sol neste momento da Roda do Ano céltica, o mais famoso deles é Stonehenge na Inglaterra.


0 Comments:

Post a Comment

<< Home