"Sing! My angel of music..."

Monday, December 11, 2006

[C'est la vie...] Passos seguros



Palavras Chaves: Virtude, Bondade,Verdade, Paciência, Tranquilidade e Individualidade palavras-chaves para passos Fortes.

Conselhos do "Livro da ARTE":

Os deuses destroem os orgulhosos e fazem prosperar os humildes. De igual modo os homens rejeitam aqueles que estão cheios de si e amam os modestos.
A verdadeira humildade não consiste em se inferiorizar ou se humilhar, tampouco em desvalorizar nossos dons, mas em realizar a paz e o equilíbrio. Está muito próxima do sentido religioso de se reconhecer que somos todos iguais perante Deus.


O destino segue leis imutáveis... Mas está ao alcance do homem modelar seu destino à medida que se coloca sob a influência de forças benéficas ou de destruição... O homem superior, desse modo, leva suas obras a um bom fim sem se vangloriar do que foi realizado.

A confiança e a sinceridade são as virtudes mais valiosas para fazer face aos períodos em que os recursos são reduzidos. Qualquer gesto desesperado de preservar a segurança pessoal às custas do que se encontram em posição inferior agravará as incertezas.

Envergonhar-se e tentar manter as aparências para encobrir os pontos carentes também não leva a qualquer transformação substancial. Ao contrário, é na própria simplicidade e humildade que se encontram as forças para novas iniciativas.


O hexagrama convida à busca da verdade interior, dos ideais mais profundos do ser, livre das aparências e formalidades exteriores que, no correr da vida, acabaram tomando o lugar do essencial. O segredo da boa sorte está na força do conteúdo, a sinceridade do coração. Os impulsos instintivos, quando se descontrolam e se tornam passionais, constituem fonte de desperdício e de esvaziamento da energia vital. Situações como essa impõem uma diminuição. "A ira deve ser atenuada através da tranqüilidade, os impulsos refreados pelas delimitações. Graças a essa diminuição dos poderes inferiores da alma, seus aspectos superiores são enriquecidos."

A perseverança no caminho correto é favorável. O oráculo revela uma época em que se reúnem força e movimento, correção e firmeza. Os valores internos ganham um impulso vigoroso e assumem o centro. Deixar-se embalar pela excitação do poder e precipitar as ações, sem aguardar o momento oportuno, pode gerar reações e oposições intransponíveis.

Persistir no caminho da firmeza e da correção é a chave para a boa sorte nos períodos de grande força. Para o ser que se encontra na busca de compreensão e crescimento, essa época constitui uma oportunidade para interiorizar a força e, ao mesmo tempo, exercitar os princípios de justiça e consideração pelas pessoas à sua volta.
No período da primavera até o verão, em conformidade com os ciclos cósmicos, a natureza expressa sua força exuberante. É desse mesmo modo que o homem correto acolhe os períodos de grande poder. Mas sua verdadeira grandeza consiste em permanecer em harmonia com o bem e com a ordem. Todas as suas iniciativas, então, florescem e frutificam em benefício de todos.

O oráculo aponta os bloqueios temporários do destino, que ocorrem inevitavelmente no processo de crescimento, mas não representam obstáculos intransponíveis. Tais impedimentos devem ser encarados como oportunidade para o aperfeiçoamento, um período de treinamento para ampliar a força e a energia de atuação.


As densas nuvens que não dão chuva significam que os nossos empreendimentos ainda estão progredindo.
É momento de ponderar, combinar, fortalecer a própria posição, sem se deixar arrastar pelos desejos impulsivos, que podem agravar os impedimentos momentâneos. Em situações como a descrita pelo oráculo, qualquer influência só pode ser exercida num raio limitado, mediante conselhos amáveis, e não por qualquer atitude enérgica ou em grande escala. Todos os excessos provocam desgastes desnecessários.


Esse hexagrama simboliza a união dos opostos - dos princípios celeste e terrestre - que dá origem a toda manifestação na natureza. Ensina também que o afeto espontâneo entre o homem e a mulher, livre de artificialidade e precipitação, cria a base sólida para frutificar.

Precipitar as iniciativas, ou deixar que a ansiedade tome conta da situação, pode acarretar conseqüências muito desfavoráveis.Há momentos que impõem retidão e recolhimento. O avanço voluntarioso na direção do objetivo desejado terá efeito nefasto. Em tais épocas, o segredo está em encontrar um lugar de paz, enquanto aguardamos a vontade celeste.

Há momentos que impõem retidão e recolhimento. O avanço voluntarioso na direção do objetivo desejado terá efeito nefasto. Em tais épocas, o segredo está em encontrar um lugar de paz, enquanto aguardamos .
Não se trata de ficar lamentando o desgaste das coisas ou mergulhar em arrependimentos.

Tambem não se trata de covardia e sim Sabedoria.

O momento é oportuno para empreender a renovação, a transformação do que se encontra decadente ou estagnado. Somos encorajados a enfrentar os desafios com lucidez e criatividade.

O homem nobre estimula o coração das pessoas e alimenta suas virtudes.

O primeiro cuidado a ser tomado é o de não forçar a situação para obter proveitos além da medida, ou seja, "se não se tem mais aonde ir, o regresso traz boa fortuna". Equilíbrio e suavidade constituem a chave do retorno à harmonia.
Nas épocas em que não é possível uma grande atuação, resta ao homem interessado em seu crescimento interior aprimorar a expressão de seu ser mediante pequenas coisas. Esse conselho sugere dar nossa atenção ao imediato, ao que se encontra à mão: cuidar dos nossos .


O homem de caráter firme, porém, não se desvia de seus compromissos. Mesmo impossibilitado de agir, permanece fiel a seus princípios e se recolhe em seu retiro secreto. É o momento oportuno para restaurar a força interior e buscar saídas com criatividade.


O gesto adequado é retirar-se e reencontrar-se com seus valores internos.


"Senhor dá-me serenidade para aceitar tudo aquilo que não pode e não deve ser mudado. Dá-me força para mudar tudo o que pode e deve ser mudado. Mas, acima de tudo, dá-me sabedoria para distinguir uma coisa da outra."

Belladonna Bolger

0 Comments:

Post a Comment

<< Home