"Sing! My angel of music..."

Monday, September 04, 2006

Dalai Lama





Se há um pequeno conselho que você poderia dar a qualquer pessoa hoje, qual seria?

Eu diria que é cultivar a sua própria pureza de coração. Comece por reconhecer o quão afortunado você é – todos nós somos. Nós temos corpos humanos preciosos. Esses corpos são extraordinários, com os quais podemos nos relacionar com nossas famílias, nossas comunidades, nossa sociedade. Temos circunstâncias afortunadas; não estamos famintos, pobres ou indigentes. Realmente, somos tremendamente afortunados. E se olharmos ao redor, veremos que há outros que certamente não têm este tipo de fortuna, que não têm estas condições auspiciosas em suas vidas ou que não levam os estilos de vida que levamos. E uma vez que se reflita sobre isto, então você é impelido a perguntar, “Como posso, então, ajudar aqueles não tão afortunados quanto eu? O que posso fazer para que experimentem menos dificuldade, menos sofrimento?”

Ao redor do mundo, há pessoas que sofrem continuamente pela guerra, doença, fome, pobreza. Se você se puser no lugar delas, você entenderá como é ter estes tipos de condições e então, naturalmente, a compaixão fluirá do seu coração. Com esta compaixão, você põe seus pés no chão e percebe o quão afortunado você é na sua própria vida.

Reconhecer a sua própria fortuna é o primeiro passo na paz interior, o primeiro passo para cultivar o contentamento e a felicidade. Mais ainda, este contentamento tem dentro de si as qualidades intrínsecas da grande mente, a mente da iluminação. Através da realização da grande mente, pode-se beneficiar verdadeiramente outros incontáveis seres. O grande erudito e santo buddhista, Atisha, passou sua vida inteira estudando e meditando diligentemente, e chegou à conclusão de que tudo que o Buddha ensinou recai na mesma coisa, que é a bondade de coração. Esta é a essência do caminho espiritual, da maturidade espiritual. Os métodos que você encontra dentro de todas as tradições espirituais apontam e conduzem a mente ao realce da pureza de coração.

Quando você cultiva a compaixão e a bondade amorosa, você cria uma no seu coração uma jóia que realiza desejos. Você não pode comprar isso. Você não a obterá no topo de uma alta montanha. Está apenas no seu próprio coração.

Dalai Lama

0 Comments:

Post a Comment

<< Home